BLOG

RESERVATÓRIO DE AR COMPRIMIDO E SUAS ESPECIFICAÇÕES

GMA locação e manutenção de equipamentos de energia elétrica e ar comprimido

PARA QUE SERVE O RESERVATÓRIO DE AR COMPRIMIDO

O reservatório de ar comprimido tem a finalidade de atuar como armazenamento temporário para acomodar os picos de demanda do sistema e otimizar a eficiência da fábrica, equilibrando e armazenando a pressão entre o compressor e o sistema de consumo, sendo assim, essencial para todos os sistemas de ar comprimido. Um compressor de ar pode funcionar sem um reservatório, mas a ausência desse equipamento no sistema de ar pode aumentar os ciclos de carga e descarga no compressor, fazendo-o trabalhar mais. Esta alternância ocasiona variações de pressão no sistema de ar comprimido que são absorvidas pelos reservatórios de ar comprimido.

São funções dos reservatórios de ar comprimido:

• Armazenar o ar comprimido, igualando a variação do consumo e a demanda do sistema;

• Expandir o ar para efetuar a troca de calor;

• Aumentar a duração entre carga e alívio do compressor;

• Diminuir a temperatura do ar comprimido;

• Drenar o condensado presente no ar após o compressor.

• Igualar a variação de pressão a partir das variações geradas pelo compressor de ar comprimido.

Um reservatório de ar comprimido deve, em geral, ser dimensionado de acordo com a variação do consumo, o tamanho do compressor e a sua variação de produção. Alguns compressores de ar podem vir com reservatório acoplado. Nesse caso, o compressor é montado em cima do reservatório de ar. Esse modo é comumente visto em compressores de 35cv. Compressores de ar maiores não são adequados para a opção montada em tanque, pois são pesados e podem representar risco à segurança. É necessário que a instalação e a manutenção correta do reservatório de ar comprimido sejam feitas por um técnico especializado. A escolha do equipamento correto também faz toda a diferença. Na GMA você encontra as melhores soluções em compressores de ar comprimido para a sua empresa.

SEGURANÇA COM O RESERVATÓRIO DE AR COMPRIMIDO

Devido ao risco de graves acidentes, os reservatórios de ar comprimido são regulados por normas nacionais e internacionais de segurança.

A instalação dos acessórios obrigatórios – manômetro e válvula de segurança – é fundamental.

LOCALIZAÇÃO DE INSTALAÇÃO

O reservatório de ar comprimido deverá ser instalado em um local fresco e arejado, permitindo que mais condensado seja precipitado no reservatório o que reduzirá os custos de instalação de dispositivos para a retirada de condensado ao longo da instalação pneumática.

Também é indicado que os reservatórios de ar comprimido sejam instalados de uma maneira que possam ser inspecionados e receber manutenção regular.

Os reservatórios deverão ser montados sobre bases de fundação adequadas. Deve ser levado em conta que as tensões sobre as bases aumentam durante os testes hidrostáticos quando o reservatório é cheio com água. Os cuidados da localização e montagem devem levar em conta o perigo de acidente para as pessoas e proteção contra colisão ou choques com outros equipamentos mecânicos.

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre como o reservatório de ar comprimido deve ser instalado e quais as medidas que devem ser seguidas, entre em contato conosco.

Post relacionados

Fale conosco