Os secadores de ar comprimido têm como função remover partículas de vapor d’água presentes em sistemas pneumáticos. A presença de água na linha de ar pode causar danos à tubulação e reduzir a vida útil dos equipamentos utilizados no sistema.
POR QUE ADICIONAR UM SECADOR DE AR AO SEU SISTEMA DE AR COMPRIMIDO?
Muitos processos que utilizam ar comprimido são sensíveis à presença de água ou umidade. A água livre é frequentemente formada no ciclo de compressão do ar comprimido, o que pode representar um risco significativo para o sistema de ar e o produto final. A umidade presente no ar não tratado pode causar uma série de problemas, tais como:
Corrosão: A presença de água em um sistema de ar comprimido frequentemente causa corrosão, resultando na formação de ferrugem no sistema. Essas partículas de ferrugem podem ser liberadas e transportadas pelo sistema de ar comprimido, causando corrosão em instrumentos operados a ar ou gás e fornecendo valores medidos incorretos, o que pode resultar em interrupções ou desligamentos dos processos do sistema.
Desgaste: A umidade presente no ar comprimido pode causar desgaste na parte interna da linha de ar comprimido, levando a furos e, consequentemente, a vazamentos de ar. Isso resulta em queda de pressão, perda de energia e aumento dos custos operacionais.
Contaminação: A presença de água livre ou umidade em um sistema de ar comprimido pode causar danos ou falhas nas ferramentas de ar comprimido, além de contaminar os produtos processados. A umidade pode ser absorvida pelo produto, levando a desvios de qualidade e deterioração do produto final. Por exemplo, a presença de umidade pode afetar negativamente a cor, aderência e acabamento superficial de pinturas aplicadas com ar comprimido, o que pode levar à rejeição do produto e afetar a lucratividade.
Congelamento: A água presente no ar comprimido pode congelar nas linhas de controle em climas frios, levando a mau funcionamento dos controles.
MOTIVOS DE MANUTENÇÃO MAIS COMUNS
Dentre os motivos de manutenção mais comuns estão os vazamentos. Os secadores são refrigerados por um fluido e, durante esse processo, podem ocorrer vazamentos que precisam ser identificados, corrigidos e, em seguida, o gás perdido precisa ser reposto. Esse procedimento pode ser demorado e envolve alguns passos:
Identificação do vazamento: essa etapa pode ter duas possibilidades. Se ainda houver gás dentro do secador, é necessário aplicar detergente na tubulação de cobre e observar onde o detergente borbulha. Quando não houver mais gás dentro do secador, é necessário fazer o teste com Nitrogênio.
Correção do vazamento: se o vazamento for no flange, é necessário refazer essa peça. Se for no tubo de cobre, é necessário soldá-lo para vedar o vazamento.
Teste de estanqueidade: consiste em injetar Nitrogênio no interior da máquina para verificar se ainda há algum vazamento remanescente.
Realização do vácuo: é necessário retirar toda a umidade presente no secador, o que pode levar cerca de 1 hora.
Reposição do gás: por fim, o gás é recolocado no secador.
Após esses passos, o secador estará pronto para uso.
ALGUMAS VANTAGENS DO AR LIMPO E SECO
-As indústrias podem melhorar a qualidade do seu produto final.
-Redução dos custos de manutenção.
-Diminuição significativa de micro-organismos e gases químicos.
-Comprovação da qualidade do ar comprimido.
-Disponibilidade de uma ampla linha de secadores de ar por refrigeração e adsorção.
-Maior eficiência e menor custo operacional.
-Economia de energia com baixa perda de carga.
-Elementos filtrantes de longa duração.
-Custos operacionais mínimos.
-Instalação e manutenção simples.
-Indicação de pressão diferencial.
-Drenagem automática.
Escolher o melhor secador para a sua aplicação pode ser uma tarefa complicada. Entre em contato conosco para ajudarmos a especificar a melhor solução para as suas necessidades.