BLOG

SECADOR DE AR: QUAL SUA FUNÇÃO?

GMA locação e manutenção de equipamentos de energia elétrica e ar comprimido blog

O secador de ar é um componente fundamental para a produzir ar qualidade para sua rede.

O QUE O SECADOR DE AR FAZ?

O secador de ar realiza o tratamento do ar, sendo responsável por eliminar a água deixando o ar mais seco.

O processo de secagem depende do tipo do secador, que pode ser por refrigeração, por adsorção, entre outros.

Quando não existe um secador de ar no compressor (acoplado ou não) a umidade existente no ambiente é absorvida pelo equipamento e espalhada pelo sistema.

A água proveniente da umidade pode prejudicar a performance do compressor, ocasionando danos nas ferramentas e mangueiras, além disso aumenta o número de manutenções.

É importante verificar a necessidade do componente para garantir a qualidade do ar e evitar danos ao sistema.

SECADOR DE AR POR REFRIGERAÇÃO

O secador de ar comprimido por refrigeração deve ser dimensionado de forma adequada. Para se determinar o tamanho correto do equipamento e devemos no basear nas informações reais de vazão, pressão e temperatura.

Há diversos tipos de secagem, como por exemplo a refrigeração.

Os secadores de ar comprimido por refrigeração são muito versáteis. E uma das mais notáveis características é capacidade de secagem entre 5 a 15000 pcm.

Além de permitir operar em grande variação de faixas de pressão de operação e temperaturas do ar de entrada de até 65 °C. Estas características permitem com que o sistema trabalhe em condições e demandas flutuantes.

A utilização do secador de ar comprimido por refrigeração é aplicada para grande parte das necessidades de tratamento e preparação do ar para aplicações industriais.

São suficientes para a remoção de água e vapores, pois o ponto de orvalho que varia entre 3°C a 10°C, são adequados na maioria dos casos, para o processo produtivo final.

Outro tipo de secador de ar, é o secador por adsorção (ou secagem de ar por dessecante).

O princípio de funcionamento dos secadores de ar por dessecante é bastante simples. Basicamente, o ar úmido flui sobre o material higroscópico e é assim seco.

Esse material higroscópico aplicado normalmente ​​são gel de sílica, peneiras moleculares, alumina ativada.

A troca de vapor de água do ar comprimido úmido para o material higroscópico ou “dessecante” faz com que o dessecante fique gradualmente saturado com a água adsorvida.

Desse modo, o dessecante precisa ser regenerado com regularidade a fim de recuperar sua capacidade de secagem.

Em vista disso secadores de ar de adsorção são tipicamente construídos com dois recipientes de secagem voltados para este objetivo: o primeiro recipiente irá secar o ar comprimido enquanto o segundo está sendo regenerado.

A tarefa de cada recipiente (“torre”) é alternada quando a outra torre estiver completamente regenerada.

É possível alcançar um ponto de orvalho de pressão (PDP) típico até -40 °C, o que torna esses secadores adequados para o fornecimento de ar muito seco para aplicações mais críticas.

Post relacionados

Fale conosco