Para facilitar a compreensão sobre os compressores, é importante entender o que é PRESSÃO e VAZÃO.
Vamos lá?
O QUE É LIBRAS OU PSI?
Libras ou PSI é a pressão da saída de ar do bloco compressor para dentro do reservatório. O primeiro ponto que devemos verificar é sobre a pressão. Antes de entrarmos nesse quesito, vale uma ressalva. Quando falamos de pressão de ar não estamos falando de pressão atmosférica que é a pressão exercida pela atmosfera sobre a superfície e sim sobre qual a força de compressão do ar dentro do cilindro (tanque de reservatório).
COMO É FEITO A MEDIÇÃO DESSA PRESSÃO?
Para medição dessa pressão é utilizado o sistema de medida PSI (abreviação em inglês pound force per square inch) que é a pressão resultante da força de uma libraforça, unidade de força usada em alguns sistemas de medida, tais como o sistema de unidades inglesas de engenharia.
Uma libra-força é igual ao peso (sendo o peso uma força) exercido sobre uma massa de uma libra (0,45359237 kg) submetida à gravidade padrão aplicada a uma área de uma polegada quadrada.
EQUIVALÊNCIAS DE PRESSÃO E DESLOCAMENTO
Aqui você vai entender também algumas equivalências de pressão e deslocamento de ar:
PSI: Psi ou libra-força por polegada quadrada é a pressão resultante da força de uma libra-força aplicada a uma área de uma polegada quadrada;
LIBRAS: A libra é a unidade de massa equivalente a exatamente 0,45359237 quilogramas;
KGF: Quilograma-força é uma unidade definida como sendo a força com que a Terra atrai uma massa de um quilograma sujeita à ação de sua gravidade ao nível do mar e a 45º de latitude;
BAR: O bar, com símbolo bar e plural bares, é uma unidade de pressão e equivale a exatamente 100 000 Pascais. Este valor de pressão é muito próximo ao da pressão atmosférica padrão.
Essas são utilizadas para dizer a mesma coisa e significam pressão. A pressão dos compressores de ar é exibida através dele, de manômetros que utilizam esse sistema de medição. Esta unidade de medida de pressão ainda é muito utilizada em indústrias inglesas e americanas, mas hoje estão sendo substituída pelo kPA (pascal – unidade de pressão do sistema internacional de unidades) e pelo bar (1 bar é o equivalente a 14,51 PSI).
PORQUE É IMPORTANTE CONHECER A PRESSÃO?
É importante que você conheça o que é a pressão para adquirir o compressor, para que não tenha danos no equipamento devido a uma pressão maior que a recomendada ou uma perda de eficiência por baixa pressão no ar comprimido. Outro fator relevante sobre a pressão é o pressostato, um equipamento de segurança que faz o controle do funcionamento do compressor evitando explosões do mesmo.
E O QUE É O RESERVATÓRIO?
O Reservatório é outro ponto importante pois trata-se do cilindro de armazenamento do ar comprimido, este é medido em litros.
Os reservatórios têm grande variação de tamanho, a partir de 5 litros chegando até aproximadamente 500 litros de capacidade. Quanto maior o reservatório, maior a capacidade do compressor atingir uma pressão elevada chegando a atingir 175 libras.
Existem também os compressores que não têm reservatórios, chamados de compressores de ar direto e sua pressão pode atingir até 40 libras e dependendo do serviço a ser executado é uma boa opção, mas não é o mais recomendado a indústrias por exemplo.
VAZÃO
A vazão de ar do compressor é importante pois está também diretamente ligada a capacidade de atender a demanda de ar comprimido do seu projeto, as unidades mais usuais para identificação de vazão são:
PCM: (pés cúbicos por minuto);
M³/min: (metro cúbico por minuto);
L/min: (litros por minuto.
O sistema mais utilizado é o PCM. Ele equivale em média 28 litros de ar por minuto. Os equipamentos que são ligados a rede de ar normalmente têm em suas especificações a sua carga necessária de PCM. PCM = Pés cúbicos por minuto (Pés³ ou PCM) que é o deslocamento teórico do ar por minuto para dentro do vaso de pressão através do bloco, exercendo a pressão requerida. Recomenda-se a escolha de um nível um pouco acima do necessário, pois pode haver perda no rendimento volumétrico do ar comprimido em alguns compressores e tubulações.
Você ainda tem alguma dúvida sobre este assunto? Confira todos nossos assuntos dentro do Blog!