BLOG

NR 10 – A NORMA REGULAMENTADORA QUE TRATA SOBRE SERVIÇOS DE ELETRICIDADE!

GMA locação e manutenção de equipamentos de energia elétrica e ar comprimido

A NR 10 é a norma regulamentadora que trata da segurança e saúde dos serviços em eletricidade, ela se aplica a quatro fases, que são: geração, transmissão, distribuição e consumo.

Isso também inclui todas as etapas do projeto, construção, montagem, operação e, até mesmo, as instalações elétricas de quaisquer trabalhos que envolvam eletricidade e suas proximidades.

A norma deve ser adotada em todas as intervenções de instalações elétricas, mediante a técnicas de análise de risco. Garantindo sempre a saúde e a segurança do profissional.

As empresas são obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados em suas instalações elétricas e seus estabelecimentos, equipamentos e dispositivos de proteção.

O OBJETIVO DA NR 10

O objetivo da NR10 é estabelecer os requisitos e condições mínimas para que o trabalho em instalações elétricas e serviços em eletricidade seja feito com segurança.

O trabalho que exige uma exposição a energia elétrica coloca o trabalhador diante de uma série de riscos.

Dessa forma, a NR10 determina a adoção de medidas de controle e prevenção de riscos na rotina dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente com eletricidade.

Da geração, transmissão, até a distribuição e consumo, a norma orienta o planejamento e análise dos riscos do ambiente de trabalho. Ela inclui a etapa de projeto, construção, montagem, operação e manutenção de instalações elétricas, e também de qualquer atividade que seja feita nas proximidades.

POR QUE A NR 10 É IMPORTANTE?

A NR 10 foi criada como uma resposta ao alto índice de acidentes no trabalho envolvendo eletricidade. A falta de conhecimento ou o descaso em relação aos riscos coloca o profissional em situações extremamente graves.

O trabalho com eletricidade expõe o profissional a riscos como choque elétrico, queimaduras, lesões nos nervos e músculos, e até mesmo levar à morte. Mesmo o trabalho com tensões mais brandas de energia elétrica pode ter efeitos que prejudicam a saúde do trabalhador a longo prazo.

Além disso, a reação ao choque pode provocar outros tipos de acidente, como a queda caso ele esteja em uma escada, por exemplo.

Mas os riscos podem ser evitados, ou minimamente amenizados, se todas as disposições da NR 10 forem aplicadas.

Além de garantir a segurança do trabalhador, o treinamento NR 10 pode ser um diferencial para o profissional que busca mais oportunidades no mercado de trabalho.

Sem contar na economia que o empregador tem ao reduzir os custos com multas e despesas de acidentes de trabalho.


Ressaltamos que a NR10 é séria e muito precisa para os trabalhadores e seu cumprimento é obrigatório por lei, garantindo a segurança de todos os colaboradores e entre outros.

Sendo assim, o trabalhador e até mesmo a empresa estão assegurados de todas as manutenções necessárias e até mesmo quais serão as medidas necessárias para situações de riscos e danos.

Destacando sempre o posicionamento da empresa e do funcionário perante aos riscos recorrentes que a alta tensão pode ocasionar e que assim como a NR17 a NR10 não se trata apenas de saúde, segurança e sim de dignidade humana do profissional.

Post relacionados

Compressor Rotativo

Os compressores rotativos têm se destacado como um componente fundamental em sistemas de refrigeração e ar condicionado, impulsionando a evolução de tecnologias eficientes e sustentáveis.

VER MAIS »
GMA locação e manutenção de equipamentos de energia elétrica e ar comprimido banner

REDES DE AR COMPRIMIDO

As redes de ar comprimido são sistemas que fornecem ar comprimido para uma variedade de aplicações industriais, tais como processamento de alimentos, fabricação de produtos

VER MAIS »
Fale conosco