BLOG

NR 10 – A NORMA REGULAMENTADORA QUE TRATA SOBRE SERVIÇOS DE ELETRICIDADE!

GMA locação e manutenção de equipamentos de energia elétrica e ar comprimido

A NR 10 é a norma regulamentadora que trata da segurança e saúde dos serviços em eletricidade, ela se aplica a quatro fases, que são: geração, transmissão, distribuição e consumo.

Isso também inclui todas as etapas do projeto, construção, montagem, operação e, até mesmo, as instalações elétricas de quaisquer trabalhos que envolvam eletricidade e suas proximidades.

A norma deve ser adotada em todas as intervenções de instalações elétricas, mediante a técnicas de análise de risco. Garantindo sempre a saúde e a segurança do profissional.

As empresas são obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados em suas instalações elétricas e seus estabelecimentos, equipamentos e dispositivos de proteção.

O OBJETIVO DA NR 10

O objetivo da NR10 é estabelecer os requisitos e condições mínimas para que o trabalho em instalações elétricas e serviços em eletricidade seja feito com segurança.

O trabalho que exige uma exposição a energia elétrica coloca o trabalhador diante de uma série de riscos.

Dessa forma, a NR10 determina a adoção de medidas de controle e prevenção de riscos na rotina dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente com eletricidade.

Da geração, transmissão, até a distribuição e consumo, a norma orienta o planejamento e análise dos riscos do ambiente de trabalho. Ela inclui a etapa de projeto, construção, montagem, operação e manutenção de instalações elétricas, e também de qualquer atividade que seja feita nas proximidades.

POR QUE A NR 10 É IMPORTANTE?

A NR 10 foi criada como uma resposta ao alto índice de acidentes no trabalho envolvendo eletricidade. A falta de conhecimento ou o descaso em relação aos riscos coloca o profissional em situações extremamente graves.

O trabalho com eletricidade expõe o profissional a riscos como choque elétrico, queimaduras, lesões nos nervos e músculos, e até mesmo levar à morte. Mesmo o trabalho com tensões mais brandas de energia elétrica pode ter efeitos que prejudicam a saúde do trabalhador a longo prazo.

Além disso, a reação ao choque pode provocar outros tipos de acidente, como a queda caso ele esteja em uma escada, por exemplo.

Mas os riscos podem ser evitados, ou minimamente amenizados, se todas as disposições da NR 10 forem aplicadas.

Além de garantir a segurança do trabalhador, o treinamento NR 10 pode ser um diferencial para o profissional que busca mais oportunidades no mercado de trabalho.

Sem contar na economia que o empregador tem ao reduzir os custos com multas e despesas de acidentes de trabalho.


Ressaltamos que a NR10 é séria e muito precisa para os trabalhadores e seu cumprimento é obrigatório por lei, garantindo a segurança de todos os colaboradores e entre outros.

Sendo assim, o trabalhador e até mesmo a empresa estão assegurados de todas as manutenções necessárias e até mesmo quais serão as medidas necessárias para situações de riscos e danos.

Destacando sempre o posicionamento da empresa e do funcionário perante aos riscos recorrentes que a alta tensão pode ocasionar e que assim como a NR17 a NR10 não se trata apenas de saúde, segurança e sim de dignidade humana do profissional.

Post relacionados

Fale conosco